Capacitação de gestores e profissionais de saúde em Vigipós - O uso da Simulação Realística para Capacitação em Qualidade e Segurança do Paciente




A Capacitação em Qualidade e Segurança do Paciente é um treinamento que objetiva aprimorar colaboradores das gerências de risco dos hospitais que compõem a Rede Sentinela em ferramentas de Vigipós e gerenciamento de risco. É uma atividade fruto da parceria da Anvisa com o Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), no âmbito do PROADI-SUS (Programa para Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS).
 
Tem como método a simulação realística que utiliza cenários com cases baseados na vida real, montados em salas high-tech, em que o grupo interage com atores, bonecos, aparelhos, em um ambiente que imita a vida real (enfermaria, UE, UTI etc), incorporando os temas discutidos em estações práticas e de briefing. Os cenários são construídos observando-se um check-list com os objetivos específicos a serem alcançados, e também aspectos atitudinais do trabalho em equipe, tomada de decisão e liderança.
 
Neste curso, com duração de dois dias, os temas abordados são:
 
Vigilância de Risco
Eventos Adversos Graves
Hemovigilância
Controle de Infecção Hospitalar
Relacionamento com o cidadão/ usuário dos serviços de saúde
Uso seguro e gerenciamento de equipamento médico-hospitalar
Medicamentos de alta vigilância
Check list cirúrgico
 
Como parte do programa, há ainda, oficina de discussão e elaboração de plano de ação relativo ao uso seguro de produtos sujeitos à vigilância sanitária, no contexto da Política de Gestão de Risco de sua instituição aprovada pela Anvisa por ocasião do credenciamento do serviço à Rede Sentinela
 
O curso acontece em São Paulo, em uma unidade do Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Labert Einstein e tem duração de dois dias.
 
Essa capacitação é exclusiva para os profissionais das instituições que compõem a Rede Sentinela e mais de 2.271 profissionais distribuídos em todo o território nacional já participaram dessa atividade, desde o ano de 2008.