Sentinelas em Ação



Devido aos limites geográficos que impossibilitavam eventos presenciais frequentes, que atendessem às demandas, a GHBIO (GGMON/ANVISA) percebeu a necessidade de uma estratégia que proporcionasse a atualização e intercâmbio de conhecimentos dos profissionais dos serviços de saúde de modo custo-efetivo, a distância. Foi, então, criado o Programa Sentinelas em Ação, uma iniciativa conjunta da Anvisa com o Hospital Sírio Libanês (por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI/SUS), e apoio da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE/RNP) para a realização e transmissão como um subgrupo de interesse desta.
 
O Programa Sentinelas em Ação é uma estratégia virtual de atualização e compartilhamento de conhecimentos relacionados à Vigilância Sanitária pós-uso/pós-comercialização de produtos (Vigipós), segurança do paciente e assuntos emergentes no cenário da saúde do País.

Trata-se de palestras transmitidas, em tempo real, às terças-feiras das 11h às 12h (horário de Brasília), utilizando-se de tecnologias de vídeo streaming e vídeo conferência, exclusivo para as instituições que compõem a Rede Sentinela de Serviços de Saúde de todo Brasil e para o SNVS. É transmitido pela internet, com a possibilidade de interação por videoconferência e envio de perguntas por ferramentas de discussão. Ainda, todos os programas já transmitidos ficam disponíveis em uma videoteca, podendo ser acessados a qualquer momento. Desde a primeira transmissão, em 2007, até maio de 2016, foram realizados 400 programas, com audiência média de 20 instituições conectadas por vídeo conferência e média de 100 pontos pela plataforma do HSL a cada semana. A previsão é que a cada ano sejam realizadas 42 transmissões no total.

A expectativa é de que os Gerentes de Riscos organizem as sessões para que os colaboradores de seu serviço possam assistir aos programas.

Para participar desse Programa é fundamental efetuar o cadastro no Portal do Hospital Sírio Libanês (http://ensino.hospitalsiriolibanes.com.br/Account/Register.aspx) para que seja gerada uma senha de acesso à plataforma de EAD dessa instituição. Posteriormente  deve confirmar cadastro, por meio de um e-mail para a  redesentinela@anvisa.gov.br , será providenciado a liberação do acesso na plataforma do HSL que é confirmada com um e-mail resposta e com orientações do acesso.

O acesso à plataforma do Hospital Sírio Libanês se dará por meio do CPF do profissional e, em função disso, estamos abrindo a possibilidade de outros profissionais dos serviços credenciados, além do gerente de risco, se cadastrar também.

O Programa Sentinelas em Ação iniciou, em Abril de 2016, uma parceira com a Rede Rute a usar o Sistema de Registro de Presença nas Sessões do Programa Sentinelas em Ação. O sistema de registro de presença nas sessões da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) é um sistema web para ser utilizado em qualquer navegador de internet de dispositivos como: celular, smartphones, tablets, computadores desktops e notebooks.

O sistema foi concebido para facilitar o processo de registro e contabilização de participantes nas sessões de videoconferência e web conferências dos SIGs RUTE.
Para registrar presença numa sessão de SIG o usuário deve informar em seu primeiro acesso seu CPF, e-mail, nome completo, data de nascimento, perfil, área e instituição ao qual faz parte. Todos os dados pessoais informados pelo usuário são mantidos em sigilo, estando disponível somente à coordenação do SIG em questão.

O registro de presença deve ser realizado impreterivelmente no mesmo dia de ocorrência da sessão do SIG, preferencialmente durante a ocorrência da sessão quando o coordenador da sessão anuncia a senha da sessão ou dentro das 24 horas seguintes. O registro de presença está disponível no endereço: www.rute.rnp.br/presenca.
O Programa Sentinelas em Ação tem como clientela prioritária profissionais, que atuam no gerenciamento de risco e segurança do paciente nos serviços sentinelas e sua programação científica é construída coletivamente. Portanto, as indicações de temas a serem abordados no programa são desejáveis e muito bem vindos bem como as contribuições para ministrar as palestras. Não hesite em enviar suas sugestões e participar do Programa.