Curso “Saúde Baseada em Evidências”


Atividades para a Rede Sentinelas (voltar)

A capacitação em ”Saúde Baseada em Evidência” é uma atividade fruto da parceria entre o Centro Cochrane do Brasil, o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde.

Apresenta conceitos básicos sobre metodologia para tomada de decisão baseada nas melhores evidências científicas. Possui carga horária de 150 horas, sendo uma aula semanal com duração de duas horas, desenvolvido ao longo de um ano. As aulas são realizadas por meio de sistema à distância (videoconferência) e de forma interativa com a participação dos alunos e apoio de tutores capacitados. Além disso, a plataforma de ensino à distância onde se encontra o curso possui ferramentas como salas virtuais, fóruns de discussão e outras que favorecem a aprendizagem e troca de informações. Para a conclusão e certificação do curso, os alunos realizam provas e elaboram projetos de pesquisa. Essa capacitação é reconhecida pelo Programa de Pós-graduação credenciado pela CAPES, com proferimento de créditos oficiais aos alunos.

Desde 2007, os profissionais da Rede Sentinela vêm sendo público-alvo dessa iniciativa de proporcionar às diversas Unidades da Federação, um curso que atenda às demandas do Sistema Único de Saúde frente à incorporação de novas tecnologias. Nesse período, mais de 4000 médicos, enfermeiros, farmacêuticos e profissionais das mais diversas áreas ligadas à assistência e gestão em saúde puderam participar dessa capacitação.

Ao longo desse período, foram apresentados 1500 trabalhos de término de curso, Projetos de Pesquisa e Diretrizes baseada em Evidências, relevantes e viáveis para o aprimoramento do SUS.

Essa atividade é reconhecidamente relevante pela importância dos conhecimentos adquiridos pelos profissionais dos serviços componentes da Rede Sentinela, mas também por aqueles que executam suas atividades em todo o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cuja tomada de decisão baseada em evidências é essencial para o desempenho adequado das ações de proteção à saúde e de sua função regulatória.