sexta-feira, 19 de julho de 2013

Conheça o Sistema de Gerenciamento de Produtos Controlados realizado pela Anvisa!

 Um dos grandes avanços da atualidade e, portanto, da área de saúde e da vigilância é o desenvolvimento de sistemas informatizados que possam gerar informações em tempo real para a tomada de decisão. 

Mas essa ação enfrenta um grande desafio que é a transformação dos dados coletados em informações que permitam o planejamento racional para o melhor aproveita­mento de recursos ou que subsidiem as intervenções imediatas relacionadas ao risco sanitário. Esse é o propósito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados-SNGPC da Anvisa.

Essa ferramenta foi implantada de forma gradual em 2007 e início de 2008 e é um sistema de informação de vigilân­cia sanitária que captura dados de movimentação de compra e venda de medicamentos comercializados em farmácias e drogarias privadas do país. O objetivo do SNGPC é o monitoramento farmacoepidemiológico por meio da coleta, processamento, análise e disseminação de informações sobre prescrição e consumo de medi­camentos, visando contribuir com as decisões regulató­rias e de vigilância sanitária dos entes que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). 

Atualmente, o SNGPC recebe dados de escrituração dos medicamentos e substâncias de controle especial (psicotrópicos, anabolizantes etc), conforme prevê a Portaria n°. 344/98 e Antimicrobianos, conforme prevê a RDC nº. 20/2011, em arquivos eletrônicos (formato XML) de mais de 50 mil estabelecimentos far­macêuticos localizados em mais de 4.300 municípios brasileiros. 

Os relatórios e estudos de utilização de medicamentos produzidos a partir da base de dados do SNGPC encontram-se disponíveis no link: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/sngpc/boletim.htm

Para maiores informações acesse o http://www.anvisa.gov.br/sngpc/index.asp ou entre em contato pelo e-mail sngpc.coordenacao@anvisa.gov.br